STV News
Facebook Youtube Instagram
DENGUE 2024
DENGUE 2024
Voltar Publicada em 06/09/2021

MPF instaura inquérito contra municípios de RO que não cumprem a lei do Piso Nacional da Educação Básica

Confira a íntegra da Portaria desencadeada pelo procurador da República Raphael Luis Pereira Bevilaqua

Porto Velho, RO – O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Estado de Rondônia (MPF/RO), instaurou inquérito civil para investigar quatro municípios do interior do estado.

Guajará-Mirim, Alto Paraíso, Machadinho do Oeste e Cacaulândia entraram “na mira” do órgão de fiscalização e controle por não cumprirem, segundo o procurador da República Raphael Luis Pereira Bevilaqua, a Lei do Piso Nacional da Educação Básica.

A ideia é apurar as motivações e providências adotadas (ou não) que levaram os entes federados a descumprir a norma federal.

O membro do MPF leva em conta, entre outros pontos, o fato de que “o Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), promulgada pelo Decreto 678/1992, que reconhece o propósito de consolidar, dentro do quadro das instituições democráticas, um regime de liberdade

pessoal e de justiça social, fundado no respeito aos direitos essenciais do homem e que hodiernamente os ordenamentos jurídicos reconhecem a pessoa humana como o centro e o fim do Direito, positivando a dignidade da pessoa humana como valor básico e princípio fundante do Estado Democrático de Direito, afigura-se totalmente dissonante as exigências impostas nas normativas supracitadas [...]”.

Veja a íntegra da Portaria

 

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

DENGUE 2024
DENGUE 2024