STV News
Facebook Youtube Instagram
Banner vencer
Banner vencer
Voltar Publicada em 15/05/2021

Dia do Gari: já parou para refletir no trabalho deles?

Ele trabalha para que as cidades estejam diariamente limpas e em boas condições de habitação.

Um Gari trabalha com a limpeza das vias públicas. Ele é responsável por varrer diariamente ruas, praças, parques, dentre outros locais públicos. Ele trabalha para que as cidades estejam diariamente limpas e em boas condições de habitação. Isso faz com que este profissional seja essencial no ambiente urbano.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nós, brasileiros, produzimos aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia. Com esse número alarmante é possível entender que precisamos muito do trabalho dos Garis. Mesmo contando com as coletas de lixo, uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas e o Gari tem o importante papel de deixar tudo organizado. A limpeza diária diminui, também, os riscos de bueiros entupidos ocasionando enchentes.

Fundamentais em qualquer época, os profissionais da limpeza pública muitas vezes são heróis anônimos que passam o dia retirando o lixo produzido nos grandes centros urbanos. Neste 16 de maio, quando se comemora o Dia do Gari, nada mais justo do que mostrar a importância desses trabalhadores, considerados essenciais, em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Para garantir o recolhimento do lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais - além da limpeza de ruas, parques e praças - os garis da Capital redobraram cuidados com a higiene antes, durante e depois do expediente.

Na esteira de um série de medidas adotadas pela maior parte da população visando evitar o contágio da Covid-19, eles também precisaram se adaptar aos novos tempos para continuar trabalhando sem se descuidar da saúde.

O avanço da pandemia do coronavírus vem promovendo uma mudança inevitável nos hábitos da população, interferindo diretamente no aumento da produção do lixo. Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, a demanda de resíduos nos bairros residenciais tem saltado a uma média de 30%, em contraponto a redução do mesmo material nos grandes centros. Os números são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), que também aponta uma ampliação de até 20 vezes na geração de resíduos hospitalares. A orientação é para que em residências com pessoas com covid-19, as máscaras, lenços e luvas precisam ser protegidos, de modo a evitar a contaminação, por exemplo, das pessoas que trabalham no serviço de coleta, como os garis, considerado um serviço essencial.

 

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Vencer
Vencer