STV News
Facebook Youtube Instagram
DENGUE 2024
DENGUE 2024
Voltar Publicada em 17/02/2022

TSE unifica horário de votação e Rondônia começa a votar às 7 horas nas eleições de 2022

Todos os estados terão que seguir o horário oficial de Brasília — das 8h às 17h — independentemente dos fusos horários.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (14) uniformizar o horário de início e encerramento da votação em todo país nas eleições de 2022. Com isso, todos os estados terão que seguir o horário oficial de Brasília — das 8h às 17h — independentemente dos fusos horários.

Com a mudança, a votação passa a ter os seguintes horários:

• Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará: das 7h às 16h;

• Acre: das 6h às 15h;

• Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h.

A alteração foi aprovada durante a votação de resoluções que definem regras que serão aplicadas nas eleições de 2022. A unificação do horário de votação foi proposta pelo relator, ministro Edson Fachin. O ministro citou que recebeu do Tribunal Regional Eleitoral do Acre uma proposta alternativa para a votação começar às 7h e seguir até as 16h. Segundo Fachin, o argumento utilizado pela corte foi a dificuldade de acesso.

O ministro afirmou que o tema era sensível e demandava uma posição do TSE. De acordo com a decisão do TSE, a votação dentro do país deverá seguir o horário oficial de Brasília, já no exterior os horários não serão alterados.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reconheceu que a mudança pode gerar transtornos, mas defendeu que é preciso priorizar a totalização do resultado. “A diferença no horário de encerramento de votação produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas que gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro. Portanto, reconhecendo as dificuldades que possam advir, mas confiantes na boa vontade das autoridades e da população acreana, nós estamos encaminhando no mesmo sentido da proposição do ministro Edson Fachin e TSE dará as autoridades eleitorais do Acre todo o apoio para adaptação das circunstâncias do processo eleitoral ao horário nacional”, afirmou Barroso.

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

DENGUE 2024
DENGUE 2024