STV News
Facebook Youtube Instagram
Voltar Publicada em 29/10/2020

Casos de Covid-19 diminuem com a demora para entrega de resultados

Os números de casos de Covid-19 vêm diminuindo em Rondônia, depois que os números de diagnósticos também caíram

Os números de casos de Covid-19 vêm diminuindo em Rondônia, depois que os números de diagnósticos também caíram.  De acordo com o Ministério da Saúde o Brasil reduziu em 11,5% menos testes de detecção de Covid-19 em setembro em comparação ao mês de agosto. É o que confirma a população de Porto Velho ao procurarem atendimento.

Segundo informações de pacientes que buscaram as unidades para realizar os exames de detecção do vírus, os números de casos deveriam ser maiores devido a lotação dos locais de assistência. Outra reclamação também é a demora para receber o resultado do exame de diagnóstico da Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as Unidades de Atendimentos, upas leste e sul, realizam exames apenas dos pacientes internados. Para fazer o teste o paciente deve ligar no call center 080p 647 5226 e agendar o exame.

Quando questionado pela equipe do Diário da Amazônia sobre a possibilidade de ser atendido sem realizar agendamento pela call center, a Semusa informou que o atendimento só é possível de acordo com a situação do paciente. Se o caso for mais delicado ou apresentar sinais de alerta deve ser encaminhado para as policlínicas ou Upas.

“A recomendação sempre é apresentou sintomas liga no Call Center pois eles também dão orientações sobre onde procurar atendimento. As vezes a pessoa está com sintomas leves e vai logo na UPA. Não está errado, porém as upas são unidade de urgência e emergência e vão sempre priorizar os casos mais graves. Se a pessoa for classificada com a pulseira verde, ou seja, sintomas muito leves, vai ficar esperando mais tempo até que os mais graves sejam atendidos. Aí gera reclamação porque a UPA demora atender, mas não é que o atendimento prioritário é casos de urgência e emergência. Por isso a Semusa recomenda a procurar o Call Center, uma unidade básica de saúde ou até mesmo as policlínicas (que também poder ser demoradas pois utilizam a mesma classificação)”, informou a assessoria.

Covid-19 nas eleições 2020

Ainda faltam duas semanas para decidir a votação do primeiro turno das eleições 2020. Enquanto isso campanhas corpo a corpo dos candidatos a Prefeitos e vereadores de Porto Velho estão fazendo o vírus da Covid-19 circular. Até o momento os candidatos Vinícius Miguel, Eyder Brasil e o Pimenta de Rondônia já contraíram o vírus.

Segundo a Infectologista da Semusa, Maiara Cristina, enquanto houver circulação do vírus e não houver uma proteção definitiva (vacina), as medidas de distanciamento social devem ser mantidas. Cuidados específicos com locais fechados quando não for possível evitá-los- vide regras no decreto. Evitar passeatas e caminhadas. Quando realizar carreatas, respeitar regras específicas para tal.  Mesmo com afrouxamento de regras para comércio, existem regras específicas para atividades partidárias.

De acordo com o boletim divulgado pela Sesau, ontem (28), Rondônia registrou 234 novos casos da Covid-19 e 1 óbito nas últimas 24h.

Fonte: Diario da Amazônia

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

DENGUE 2024
DENGUE 2024