STV News
Facebook Youtube Instagram
Voltar Publicada em 09/07/2020

Adelino reclama de fechamento do comércio e empresas no interior

Deputado cobrou que o Governo faça a sua parte e deixe os municípios abrirem o setor produtivo

O deputado Adelino Follador (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (07), para reclamar do decreto governamental que fechou o comércio e as empresas em Porto Velho e em mais 23 municípios, e cobrou ainda ação efetiva do Governo para garantir leitos de UTI's, profissionais e medicamentos.

"Foram afetados o comércio, serviços e empresas de 23 municípios junto com Porto Velho, que enfrenta uma situação difícil de contaminação com o coronavírus. Mas, cidades que estão com a situação sobre controle, também foram afetados, sem ao menos serem consultados, gerando uma insatisfação e o risco de falências das empresas, principalmente as pequenas e médias", destacou.

Follador disse que a saúde é definida em baixa, média e alta complexidade, cabendo as duas últimas à responsabilidade do Estado. "Agora, exige que todos os municípios tenham leitos de UTI. Essa é uma responsabilidade do Estado. Tem municípios que fizeram a sua parte, mas essa missão é do Governo. Que liberem os municípios. Buritis não tem um único paciente internado, mas está com o comércio e empresas fechados. Como explicar isso?", questionou.

Adelino Follador fez ainda um duro questionamento: "O que é essencial para um pai de família? Levar a comida para o sustento de seus filhos. Mas, isso está sendo impedido e o desemprego assusta a todos. Isso precisa ser enfrentado com responsabilidade".

Ponte

Adelino registrou a inauguração, no final de semana, da ponte que liga o rio Jamari (lago de Samuel), para as regiões do distrito de Triunfo (Candeias do Jamari) e de Alto Paraíso, destacando o trabalho do prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro e do vereador Nilsinho.

"A ponte ficou pronta e fizemos uma indicação para que o DER faça um encascalhamento no trecho da RO-458 (Travessão B-20), ligando Alto Paraíso até a balsa. Quem vier para Porto Velho, precisa pegar esse acesso pela nova ponte, para facilitar o deslocamento, especialmente na época das chuvas", informou.

Follador disse que acompanhou todo o processo dessa conclusão da obra e registrou a atuação dos deputados Chiquinho da Emater (PSB) e Jean Oliveira (MDB).

Tablet

Follador informou que apresentou indicação à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para que compre mais tablet para os alunos e também para os professores, para assegurar as aulas virtuais. "Tem casas que um mesmo celular serve a mais de um aluno. Alguns municípios já adquiriram esses equipamentos para os professores. Como houve uma redução de gastos, com o transporte escolar, por exemplo, é importante que seja investido na compra de tablet para a rede pública".

Fonte: Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Fotógrafo: Marcos Figueira-ALE/RO