STV News
Facebook Youtube Instagram
Voltar Publicada em 05/03/2022

VÍDEO - Traficante Marcola é transferido mais uma vez para Porto Velho

Marcola, apontado como líder do PCC, foi transferido da Penitenciária Federal de Brasília, conhecida como Papuda, para o Presídio Federal de Porto Velho

O traficante Marcos Willians Herbas Camacho, 53 anos, o Marcola, apontado como líder do PCC (Primeiro Comando Capital), foi transferido da Penitenciária Federal de Brasília, conhecida como Papuda, para o Presídio Federal de Porto Velho, nesta quinta-feira (3). A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A transferência ocorre em razão de um pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo distrital reclamava com o governo federal desde que Marcola chegou à capital, em 2019. É a segunda vez que o traficante é transferido para a capital rondoniense, onde permaneceu
até 2019.

O líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi transferido nesta quinta-feira (3) de presídio federal. Ele estava em Brasília desde março de 2019 e agora retornou para Porto Velho. A informação foi antecipada pelo site UOL e confirmada pela reportagem.

O líder do PCC esteve preso em Rondônia por pouco mais de um mês em 2019, para onde foi levado após cumprir sentença na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (a 611 km da capital paulista).

A escolta de transferência envolveu agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Em suas redes sociais, o ministro da Justiça, Anderson Torres, parabenizou os órgãos envolvidos na transferência. “Hoje, após minucioso planejamento do @depenmj, efetuamos a transferência do prisioneiro conhecido como Marcola, da Penitenciária Federal de Brasília. Ação de sucesso total, com apoio da @policiafederal, @PRFBrasil e #SENASP. Parabéns aos envolvidos!”

De acordo com o Depen, as transferências de presos são medidas rotineiras. “São efetivadas por indicação da inteligência penitenciária, atividade essencial para orientar a definição de estratégias de combate ao crime organizado”, afirma o órgão em nota.

A defesa de Marcola afirma que a transferência não atende aos direitos dele e nem serve à segurança pública. Além disso, disse que não há notícias de que ele estivesse conspirando contra o sistema penitenciário de Brasília. Para a defesa dele, a transferência prejudicará o atendimento de saúde do preso, que diz ter sido negligenciado em Brasília.

Transferências

O chefe do PCC, condenado a mais de 300 anos de prisão, foi transferido do interior paulista para a unidade de segurança máxima de Porto Velho, em 2019, por causa da descoberta, no ano anterior, de um plano de fuga que utilizaria até um exército de mercenários para o resgate dele e de parte da cúpula da facção criminosa.

Também em 2018, duas mulheres foram presas com suposta carta com ordem de Marcola para matar o promotor Lincoln Gakiya, que investiga há anos o crime organizado.

Em maio de 2006, a transferência de 765 presos do PCC para o presídio de Presidente Venceslau levou a uma grande onda de violência no estado, com ataques às forças de segurança, deixando um saldo de 564 mortos, dos quais 505 eram civis.

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Vencer
Vencer