STV News
Facebook Youtube Instagram
Voltar Publicada em 14/01/2021

Deputado pede ao Inep que Enem seja realizado em fevereiro no AM

Decisão da Justiça suspendeu aplicação das provas em janeiro em todo o estado devido a pandemia de coronavírus

Após a Justiça Federal do Amazonas suspender a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o estado devido ao aumento de casos de covid-19, o deputado Marcelo Ramos Rodrigues (Partido Liberal) gravou um vídeo pedindo ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para que as provas sejam realizadas em fevereiro.

O Enem, que tradicionalmente é aplicado em novembro, foi adiado para este mês de janeiro devido ao risco de contágio por coronavírus. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 e a versão digital no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Estudantes que estiverem com covid-19 poderão fazer nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O deputado argumenta que "Manaus vive uma catástrofe sanitária e seria absurdamente temerário deslocar milhares de estudantes para as escolas, com aglomeração". 

No entanto, o deputado pede ao Inep "que aproveite os dias 23 e 24 de fevereiro, quando está marcada a reaplicação da prova para aqueles que estão com covid, para realizar o Enem de todos os estudantes do estado do Amazonas".

 O Amazonas tem 219.544 casos confirmados de covid-19, com 5.879 óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, estavam em tratativas com o prefeito de Manaus, David Almeida, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para buscar uma solução para a aplicação do Enem. A decisão da Justiça derrubou qualquer tentativa de acordo.

Fonte: R7