STV News
Facebook Youtube Instagram
DENGUE 2024
DENGUE 2024
Voltar Publicada em 13/10/2021

Prêmio Nobel não terá cotas de ‘gênero ou etnia’, afirmam organizadores

A seleção do Prêmio Nobel será mantida sem cotas por “gênero ou etnia”.

O diretor da Academia Real de Ciências da Suécia, Goran Hansson | Foto: Reprodução/YouTube

A seleção do Prêmio Nobel será mantida sem cotas por “gênero ou etnia”. Os laureados devem ser escolhidos “por terem feito a descoberta mais importante”, argumentou o diretor da Academia Real de Ciências da Suécia, Goran Hansson, na terça-feira 12.

O cientista afirma que a ideia foi debatida pela última vez há três semanas. “Tememos a possibilidade de as premiadas serem desmerecidas, como se tivessem sido reconhecidas por serem mulheres, e não por serem as melhores”, disse. Contudo, ele reconhece ser pequeno o número de laureadas. Em sua visão, o problema é reflexo “das condições injustas da sociedade, particularmente nos anos anteriores, mas que ainda perduram”.

De acordo com Hansson, “apenas cerca de 10% dos professores de ciências naturais na Europa Ocidental e na América do Norte são mulheres, proporção que diminui ainda mais se analisarmos o Leste Asiático”. Ele destaca que é preciso “uma atitude diferente para a participação das mulheres na ciência”, dando a elas “a oportunidade de fazerem essas descobertas e serem reconhecidas”.

Fonte: R. Oeste

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Vencer
Vencer