STV News
Facebook Youtube Instagram
Banner vencer
Banner vencer
Voltar Publicada em 19/08/2020

CNH digital traz facilidade e praticidade aos motoristas brasileiros

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH digital), já alcançou a marca de mais de dois milhões de usuários desde que passou a ser usada.

A tecnologia modificou o mundo de uma maneira muito intensa, as coisas começaram a ficar muito mais rápidas e práticas, além de haver reformulações em um monte de serviços e documentos. A CNH é um dos exemplos a serem dados dessa mudança, sendo que desde a metade do ano de 2018, há a opção de utilizar esse documento de maneira eletrônica. Com certeza, essa é uma ideia legal, para deixar de andar com tantos documentos impressos por aí, já que você pode perder e dará uma dor de cabeça imensa refazer tudo. Ainda mais no caso dos condutores de carros e motos, que precisam andar com o documento sempre em mãos.

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH digital), já alcançou a marca de mais de dois milhões de usuários desde que passou a ser usada. O documento eletrônico atrai muito as pessoas que prezam por formas de facilitar a vida. O recurso novo que passou a validar a Cnh pela internet, começou a ser usado em 20 de dezembro de 2018, um ano e meio atrás. Esse recurso ajuda a dinamizar a vida do condutor, na medida em que ele pode conseguir o documento digital diretamente pelo aplicativo, não precisando ir ao posto de atendimento do Detran mais próximo e nem usar o certificado digital.

Lançamento

A versão digital do documento CNH , que dá o direito de as pessoas dirigirem em ruas e estradas brasileiras, passou a ser uma realidade em abril do ano de 2018, abrangendo todos os estados brasileiros. Ela foi desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de dados), especialmente para o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, e desde então vem apresentando ótimos resultados. Esse documento eletrônico, está disponível para ser solicitado gratuitamente, pelo app Carteira Digital de Trânsito, sendo encontrado nas versões para Android e IOS (Iphone). Pelo aplicativo, a pessoa também pode acessar o seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), disponível para quase todos os estados.

A carteira de motorista em formato digital, apenas está disponível para motoristas que tiraram as suas habilitações de motos ou veículos a partir de maio de 2017, contendo um QR Code impresso diretamente em seu verso. Essa tecnologia que tanto vem agradando uma parcela dos brasileiros, está disponível para cerca de 35 milhões de brasileiros. Se contarmos que no Brasil existem cerca de 60 milhões de condutores em seu total, veremos o quanto o número é significativo. A versão digital da CNH , também pode ser usada como identificação em viagens dentro do país, além de identificação em órgãos do governo. Por último, é legal saber que a versão em PDF da carteira de motorista, possui o peso de uma cópia que foi autenticada em cartório.

Como fazer o cadastro e como usar a CNH digital

Muitas pessoas estão optando por essa opção da CNH digital, já que ela traz bem mais praticidade para as suas vidas. Assim, para obter essa versão digital da sua carteira de motorista, é preciso primeiramente baixar o app. Por isso, vá na loja do seu celular e digite: Carteira Digital de Trânsito, lembrando que o app está disponível em duas versões, uma para Android e outra para IOS.

Quando terminar de baixar, será necessário fazer um cadastro e inserir as suas informações pessoais nele, como: a sua data de nascimento, os números do seu CPF e da sua Carteira de Identidade, e-mail para você receber as notificações, além de ser necessária a criação de uma senha. Após concluída essa etapa de cadastro, leia o Termo de Responsabilidade e clique em aceite (caso seja esse o caso). Por último, acesse o link que será enviado para a sua conta de e-mail cadastrada, ativando assim a sua conta, finalmente.

Para acessar a sua conta no aplicativo, o seu login será o seu número de CPF e a senha que foi cadastrada por você. Quando abrir pela primeira vez a sua conta, você deve escolher a opção: “Validação pelo Celular”, clicando depois em: “Validar utilizando o Celular”, concluindo mais uma etapa. No próximo passo, é preciso que você autorize a utilização da câmera do seu celular pelo app, clicando em “Conceder acesso” para fazer isso. Assim sendo, escaneie o QR Code que está impresso no verso da sua carteira de motorista.

Após tudo isso, o último passo é provar que você é mesmo esse motorista. Para confirmar a sua identidade, o app usará a chamada biometria facial, utilizando os movimentos do seu rosto para tal intento (como o abrir e fechar dos seus olhos, ou mesmo um sorriso, por exemplo). Como última etapa, é necessário que você informe o número do seu celular e crie uma senha com quatro dígitos, que deverá ser digitada sempre quando for acessar o aplicativo. A versão digital da sua carteira de motorista, pode ser obtida mesmo quando você estiver sem internet, o que aumenta ainda mais a impressão de praticidade da mesma.

Vantagens que a CNH digital te traz

Saber usar das facilidades que o mundo moderno nos proporciona, é algo que pode melhorar muito a vida das pessoas. A possibilidade de emitir o documento via aplicativo, usando o QR Code impresso atrás do seu documento original, além de usar a biometria facial para provar que você é mesmo o motorista da Cnh em questão, só provam o quanto é fácil tirar a CNH digital. O documento digital pode ser feito mesmo sem a ida a um posto físico do Detran, tornando rápido algo que seria extenuante. Acima de tudo, o documento pode ser usado como identificação em qualquer lugar do brasil, e pode ser acessado mesmo sem conexão a internet.

Para você que curtiu o nosso artigo, sobre a CNH digital e a sua facilidade e praticidade, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

 

Fonte: Chaves na mão

Fotógrafo: Pixabay

Comunicado da Redação – STV News

A responsabilidade pelas publicações opinativas ou matérias veiculadas no portal pertence exclusivamente ao colaborador ou autor, sendo o Site STV News isento de qualquer responsabilidade legal referente a essas publicações. As imagens e fotos presentes neste site são provenientes de assessorias de comunicação e retiradas da internet ou redes sociais, com a devida citação da fonte. Caso alguma foto ou imagem esteja sendo reivindicada, é possível entrar em contato conosco para a retirada do material publicado, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

DENGUE 2024
DENGUE 2024